sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Porque eu só por ter tido carinho pensei que amar é facil


' Porque eu me imaginava mais forte. Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil. É porque eu não quis o amor solene, sem compreender que a solenidade ritualiza a incompreensão e a transforma em oferenda. E é também porque sempre fui de brigar muito, meu modo é brigando. É porque sempre tento chegar pelo meu modo. É porque ainda não sei ceder. É porque no fundo eu quero amar o que eu amaria - e não o que é. É porque ainda não sou eu mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele. É também porque eu me ofendo à toa. É porque talvez eu precise que me digam com brutalidade, pois sou muito teimosa. É porque sou muito possessiva... (...) Enquanto eu imaginar que "Deus" é bom só porque eu sou ruim, não estarei amando a nada: será apenas o meu modo de me acusar. Eu, que sem nem ao menos ter me percorrido toda, já escolhi amar o meu contrário, e ao meu contrário quero chamar de Deus. Eu, que jamais me habituarei a mim, estava querendo que o mundo não me escadalizasse. Porque eu, que de mim só consegui foi me submeter a mim mesma, pois sou tão mais inexorável do que eu, eu estava querendo me compensar de mim mesma com uma terra menos violenta que eu. Porque enquanto eu amar a um Deus só porque não me quero, serei um dado marcado, e o jogo de minha vida maior não se fará.
Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe.

Clarice Lispector - Felicidade Clandestina


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Replace

Eu acho realmente engraçado a lei da substituição na vida !
Ora, as flores caem para dar lugar aos frutos, dias de sol dão lugar a chuva , alguns morrem e outros nascem, é algo curioso isso.
Bem, com as pessoas é a mesma coisa ; algumas saem de nossas vidas e outra entram, talvez não da mesma maneira, modo, intensidade ou algo mais como esta primeira, mas conquistando um espaço inocupado no dia-a-dia.
Fato : nada, nunca , jamais e em momento algum será igual a algo passado!
As pessoas sempre serão diferentes e terão papéis diferentes, e devemos respeita-los.
Isso, todavia, não impede que semelhanças sejam claramente perceptiveis a todos, ou melhor dizendo , que o 'sucessor' se pareça com o 'sucedido'.
Fato 2 : tudo que é o primeiro é melhor !
Talvez por já ter visto tais cenas, as vezes que se seguem da primeira nunca são tão emocionantes, você ja conhece o jogo e as regras, é só mexer as peças agora.