terça-feira, 4 de maio de 2010

Antes de dormir.

Com frequência antes de dormir eu me pego pensando no dia em que passou.Não há momento do dia que seja mais meu do que os minutos em que me deito confortavelmente na minha cama macia e aconchegante. Não preciso sorrir sem vontade, não preciso fazer caras e bocas para que me entendam e não preciso esconder meus pensamento, eles são só meus.
Divido esses tão sublimes momentos em dois: o real e o imaginário.
No real, eu , mentalmente, rafaço todos os meus passos e palavras do dia.Estudo minuciosamente todos os atos e não atos; tudo de errado e certo; tudo o que disse e não disse; tudo o que eu deveria ter dito.Refaço passados,relembro lugares,visões, momentos e pessoas.Pode parecer perda de alguns minutos de sono todo esses flashes que passam por mim, afinal viver uma vez determinadas situações já e ruim o bastante uma vez e ,pensar nisso antes de dormir parece estupidez,mas definitivamente não é.
O melhor professor sempre será o passado.Como acertaremos então sem olhar para ele? Saber tudo que eu fiz hoje e,hoje mesmo, encarar o que foi bom ou ruim é melhor que esperar o tempo mudar minha forma de ver o que está em minha frente e assim alimentar situações não boas.
Refletir sobre as ações recentes é mais lucrativo do que esperar no futuro o passado lhe condenar.
O imaginário é minha ante-sala para meu país das maravilhas.São nesses minutos de devaneios em que,na maioria, salvam o meu dia do tédio e da chatice do comum. Sonhos acordados como chave para os sonhos que viram ao encostar a cabeça no travesseiro e dormir. Também nessas horas faço planos; meu futuro, o que eu quero , o que espero.Planos talvez tolos,mas que me tranquilizam e fazem sentir livre,pelo menos em alma, para viver muito mais do que esperam ou até mesmo do que eu espero.
Nessa ante-sala geralmente encontro as pessoas que eu amo e lhes dou a mão para ir comigo ao fundo desses sonho ou planos-não-reais.Vejo seres,coisas, fujo de mim e me torno outras.Faces variadas do mesmo eu, fantasias de um mundo melhor e mais...perfeito.
É essa sintonia do real e ideal que me faz fechar os olhos e dormir com um leve sorriso no rosto.Um me da a sensação de saber melhorar o meu amanhã, outro o de sonhar com o amanhã.Ambos se completam.
Não me imagino apenas com um ou outro, não quero ser presa ao mundo em minha volta e nem quero viver voando alto por aí.Quero a emoção da mistura, quero me perder ao não saber qual é qual, quero acima de tudo, ter forças para continuar no dia seguinte.

Iza Costa

0 comentários:

Postar um comentário