domingo, 18 de abril de 2010

Os pais


Da onde vem essa mania tão chata dos pais em comparar os filhos?
"Sua irmã não falava assim!"
"Seu irmão nunca me desrespeitou!"
"Sua irmã na sua idade não fazia isso..."
"Olha a boca menina, aí se fosse seu irmão..."
Não mãe, eu não sou minha irmã. (GRAÇAS A DEUS)
E sim pai, eu desrespeito mais porque não acho certo isso e não sei aguentar desaforo de boca calada.
Qual é, não estão vendo que eu não sou nenhum dos dois?
Engraçado mesmo é que nossos pais só nos comparam para nos dizer que 'o outro é melhor em tal coisa, ele não fazia tal coisa.'
Não, eu não sou educada, sou grossa, sou desorganizada, teimosa, birrenta, manhosa.E eles não são nada disso! Mas ah, vamos lá: eu nunca matei aula, eu nunca fumei, eu nunca perdi média nem peguei recuperação, sou mais bem dotada intelectualmente, não falo tanta abobrinha, tenho melhor senso, melhor noção das coisas...quer que eu continue?
Então parem pô!
Vocês não tem só um filho, tem mais do que isso, e cada um é cada um.Cada um tem suas qualidades e defeitos, e essa mania de comparar enche a paciência.Parecem que fazem de próprosito: cutucar pra ver se você 'melhora' por assim dizer, só não veêm que o efeito é inverso.
Perceberam essa mania dos pais se só fazer comparações para o que lhes convém?
"Você ta grandinha pra ganhar ovo de páscoa e presente no natal."
* Mas não é grande o bastante pra sair a noite com os amigos.
" Você não tem mais idade pra jogar video game."
* Mas não ta grande o suficiente pra ficar até a hora que quer na internet.
" Você que se vire com seus trabalhos, ta na hora de aprender a se cuidar."
* Mas se você perde média na escola está ferrado.
Dá pra entender?
E o pior: não dá pra discutir com os pais. Eles nunca admitem que são humanos e que são capazes de pisar na bola SIM com seus filhos.
Aliás, e quando seu irmão ganha presente (sem motivos) e você não?
Aí é aquela velha 'conversinha':
- Por que ele ganha e eu não?
- Para com ciúmes!
- Mas não é ciúmes ué, eu também quero!
- Não tem conversa.
Uai, porque ele ganha e eu não?
Agora esperimenta no natal comprar um presente pro seu pai e não pra sua mãe e suporte o mau humor dela e as indiretas de 'você gosta mais do seu pai do que dê mim, pede pra ele comprar aquele celular que você quer então.'
As provocações dos irmãos então? Sabe quando SEMPRE sobra pra você? Você é a malvada, ciumenta e egoista sempre? Ah, o coitadinho do seu irmão... é aquele que é maior de idade,que não trabalha, fica o dia todo em casa e ganha as coisas e você não? Tadinho né. Sua irmã também, aquela já casada , com filhos e que sua mãe vive dando presentinhos fora de época.
Então se você abre a boca pra reclamar ainda ouve:
- Para de ser egoísta, eles são seus irmãos!
São sim claro, mas não precisa esquecer de mim né? Posha sou eu que estou aqui 24hrs por dia e eles que ganham tudo.
Ter que dividir atenção também é um saco, quem nunca chamou seus pais para ver algo que você estava super feliz em mostrar e eles disseram estar 'ocupados' vendo a besta do seu irmão fazendo algo totalmente inutil?
Você também já escutou aquele papo de: 'culpa disso é o computador, você fica o dia inteiro nisso." Mas quando você tenta falar com eles enquanto veêm o jornal das 8 ou a novela das 9 parece ser invisivel né?
Sim,os filhos SEMPRE são 'os errados', não adianta.

Só queria que alguns pais lessem isso e entendessem o que se passa na cabeça de seus filhos, não custa admitir o erro as vezes.É mais digno, mais bonito.Filhos são diferentes, possuem personalidades diferentes, prioridades diferentes.Aprenda como lidar com cada um.Não compare, não queira que sejam todos iguais pra facilitar seu trabalho, não existe pessoa igual no mundo.Cada um é singular, e vários singulares juntos formam o plural.O todo.Não importa a idade,sempre seram filhos eu sei,eternas crianças para vocês.Mas eles crescem,e voam.Deixar os que já 'voaram' se virarem sozinhos é bom, e cuidar mais dos que estão no ninho ainda.Eles já tiveram o tempo deles,cuide dos que ainda não se foram para não se arrepender mais tarde.
Já ouvi muitas histórias de pais que trataram algum filho de modo diferente dos outros, foram mais malvados por ele ser diferente dos outros e a personalidade não bater, e todos se arrependeram.Melhor pensar em suas atitudes hoje do que se arrepender amanhã.Por fim eu só tenho a dizer: não somos egoistas, somos eternos carentes da atenção de nossos pais.

Iza Costa

2 comentários:

Anônimo disse...

meu, maior inveja de voce, mesmo! para de arrasar tanto e humilhar a gente meneena! hahaha mentirinha, sério voce deveria se inscrever em algum concurso, passava fácil. ótimo trabalho!

Anônimo disse...

esse texto retrata,o que acontece em algumas familias,legal o q vc escreveu,a minha mae foi brigar comigo hj,eu escutei tudo caladinha,quando ela terminor de gritar comigo,eu mostrei esse texto p ela,ela leu toda nervozinha,no final ela ficou caladinha,pq ela percebeu q estava errada,valeu pelo texto,me ajudou mt

Postar um comentário